O cacto Mammillaria plumosa chama atenção pela sua aparência fofa de um aglomerado de espinhos brancos que lembram uma bola de pelos. Possuem formato esférico e ao longo dos anos vão crescendo novas mudas ao seu redor formando uma bela colônia plumosa.
Apesar dessa aparência, seus espinhos não são macios quanto aparentam mas também não machucam ao tocá-la. Diferente do cacto Rebutia muscula que possuem espinhos muito macios como bichinho de pelúcia.
Pertecem a família Cactaceae e são do gênero Mammillaria, um dos maiores gêneros com aproximadamente 300 espécies.
Conteúdo
Origem
O cacto Mammillaria plumosa é nativo do México.
Floração
Sua flores são pequenas e delicadas e surgem ao longo do seu corpo entre seus espinhos. Possuem uma coloração branca a creme com riscos amarelos claros em suas pétalas.
Sua floração normalmente acontece no final do verão.
Alguns cultivadores diminuem bem a rega no inverno para incentivar a sua floração.

Mammillaria Plumosa – Dicas de Cultivo
Este é um cacto recomendado para iniciantes pois são muito fáceis de cuidar e não necessitam de muita atenção, apenas condições ideias para o seu pleno desenvolvimento. Dessa forma essa planta vai te acompanhar por muitos anos.
Luminosidade
A Mammillaria plumosa é um cacto desértico então precisará de um ambiente com bastante claridade e que pegue sol direto por pelo menos umas 4 horas por dias.
Rega
As regas são feitas de forma abundante sempre que o substrato estiver seco. Elas não gostam de um solo encharcado, por isso o substrato deve ser bem leve e drenável, típico para cactos e suculentas para evitar o apodrecimento das suas raízes.
Ao regar seu cacto, principalmente se ele estiver dentro de casa, o ideal é molhar ao redor da planta e não jogar água em cima dela. Pois como estarão dentro de casa, vão demorar para secar e tornar propicio para fungus.
Propagação
A propagação pode ser feita por sementes ou por corte de das mudas que crescem ao seu redor. O ideal antes de fazer o corte da planta é que a rega tenha sido feito pelo menos há uma dia antes do procedimento assim a planta estará bem hidratada com uma reserva de água suficiente no seu corpo para passar bem o tempo que ficará sem água. Utilize uma ferramenta limpa e esterilizada com álcool para fazer o corte e depois passe canela nas áreas que ficaram expostas para evitar qualquer tipo de contaminação e ajudar na cicatrização. Espere pelo menos uma semana ou até que tenha formado um calo onde foi feito o corte para plantá-la no substrato. Após o plantio regue apenas após uns 10 dias para estimular o crescimento das raízes.
Resumo
Nome Popular: Cacto pluma
Nome Científico: Mammillaria plumosa
Origem: México
Família: Cactaceae
Gênero: Mammillaria
Luminosidade: Sol pleno
Dormência: Não