Monvillea Spegazzinii cristata

Monvillea Spegazzinii cristata

O cacto Monvillea spegazzinii cristata é uma variação da sua forma natural, sendo muito mais procurada devido a sua estrutura escultural e exótica.
Essa variação recebe esse nome pois sua forma se assemelha muito com cristas de galo, por isso são chamadas de cristatas. Além das cristatas, essa planta também pode apresentar outra variação com formas mais contorcidas e ramificadas conhecidas como monstruosas.
Essas variações ocorrem naturalmente devido a mutações genéticas ocasionando essa anomalia que agradam muito os colecionadores pois as tornam plantas raríssimas.
Mesmo as plantas cristatas podem apresentar novos crescimentos na sua forma original, e é comum de acontecer.
Na sua forma natural elas são delgadas e colunares formando arbustos bem compridos que podem chegar até 2 metros de altura. Possuem uma coloração verde azulada e com pequenos espinhos ao longo do seu corpo.

A planta Monvillea Spegazzinii cristata pertence a família das Cactaceae e são do gênero Cereus.

Origem

São encontradas em países da América do Sul como Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Floração

Além de ser em um cacto muito ornamental possui flores extremamente magníficas e muito prolíficas, com uma floração que surge na primavera e vai até o verão.
Sua flores são brancas e muito perfumadas, irão aparecer no topo de suas hastes.
Elas podem medir até 15 cm e florescem a noite.

Monvillea Spegazzinii cristata
Foto: ©Plantopia direitos reservados Monvillea Spegazzinii cristata

Monvillea Spegazzinii cristata – Dicas de Cultivo

Este é um cacto de fácil cultivo e com um crescimento muito rápido. Que provavelmente terá que ser replantado em torno de um ano.
Caso ele se desenvolva muito mais na sua forma natural, irá precisar de suporte para as suas longas hastes finas.

Luminosidade

Ao contrário da maioria dos cactos, o Monvillea Spegazzinii cristata irá preferir um ambiente a meia sombra. Sem a exposição dos raios solares diretos.
Desta forma, coloque-o em um local onde ele pegue pelo menos umas 3 horas de sol, podendo ser da manhã ou da tarde, evitando os horários mais quentes do dia.
Algumas pessoas cultivam a sol pleno e dizem ter sucesso dessa forma. Além do estresse solar trazer uma coloração arroxeada no topo do cacto.
Se você quiser fazer o teste, eu sugiro que vá climatizando sua planta para ver como ela reage. A cada dia aumente em uma hora a exposição solar dela e vá observando se ela continua saudável ou apresenta algum sinal no seu corpo.

Rega

A rega é feita abundantemente da primavera ao verão, nas estações mais quentes. A frequência varia de acordo com cada região. Regue-o sempre que o substrato estiver completamente seco.
No inverno, se sua região estiver com temperaturas muitas baixa, a rega deverá ser moderada. Só regue se sua planta estiver com um aspecto meio murcho, meio enrugada. Caso contrário, não há necessidade.
Se na sua região o inverno estiver quente, faça a rega normalmente.

Propagação

A propagação é feita facilmente por estaquia. Pegue uma ferramenta limpa e esterelizada e faça o corte de uma estaca. Passe canela nas áreas que ficaram expostas com o intuito de evitar infecções e ajudar na cicatrização da planta. Espere pelo menos uns 5 dias ou até que a área onde foi feito o corte tenha formado um calo e esteja completamente cicatrizado. Após esse período, plante essa estaca no substrato e espere uma semana para realizar a primeira rega afim de forçar o enraizamento da planta.
Vale lembrar, que se possível, faça uma rega na planta mãe um dia antes do corte para que ela esteja hidratada para passar o período sem água enquanto cria suas novas raízes.

Foto: ©Plantopia direitos reservados Monvillea Spegazzinii cristata
Na foto à esquerda uma haste na forma natural crescendo de uma planta cristata

Resumo

Nome Popular: Cacto Coral
Nome Científico: Monvillea spegazzinii cristata
Origem: América do Sul
Família: Cactaceae
Gênero: Cereus
Luminosidade: Meia Sombra
Dormência: Não
Crescimento: Rápido

Visite a loja

Veja Também

Compartilhe