A Rebutia muscula é um cacto um tanto diferente por conta de uma pequena peculiaridade da sua espécie, ele possui espinhos macios, o que é muito raro de se ver nessa família. Dessa forma, você pode acariciá-los sem medo como se fossem uma pelúcia.
Por conta dessa característica muito marcante para um cacto ele ficou popularmente conhecido como cacto ursinho.
O papel dessa cobertura densa de espinhos serve para protegê-los da oscilação de temperatura da região onde se encontram em seu habitat natural. Já que estão totalmente expostos a altas e baixas temperaturas com isso ficam protegidos ao superaquecimento e ao congelamento causados pelo clima.
Este é um cacto de porte pequeno que se desenvolve formando novas plantas ao seu redor dando assim um crescimento em colônia.
Conteúdo
Origem
É originário da Bolívia. Em seu habitat natural são encontrados nas encostas rochosas dos Andes.
Floração
O cacto Rebutia muscula tem um crescimento consideravelmente lento mas em compensação é de fácil floração. Suas flores são na maioria de coloração alaranjada mas há também uma forma de floração branca. Suas flores surgem e nascem a partir de sua base.
Seu período de floração intenso acontece no período da primavera ao verão mas também poderão florir ocasionalmente no outono.

Rebutia Muscula – Dicas de Cultivo
Luminosidade
Para sua melhor forma e crescimento é aconselhável que coloque-a em um ambiente com bastante claridade com alguma exposição solar, sendo preferível que seja filtrada ou que receba por um período do dia, podendo ser o sol da manhã ou da tarde.
Até toleram o sol direto porém dependo da região poderão sofrer com as altas temperaturas no verão o que poderá ocasionar em queimaduras ou crescimento atrofiado. Já que são plantas que se encontram em montanhas não apreciam altas temperaturas.
Rega
Não há muito mistério na rega da Rebutia muscula, que segue um padrão da maioria dos cactos e suculentas. A frequência da rega vai depender muito da estação do ano e da região onde vive, já que no Brasil o clima pode variar bastante dependendo da onde você se encontra. Nesse caso é observar o substrato e regar sempre que ele estiver seco. Na dúvida é melhor errar para menos rega do que para mais, já que os cactos possuem uma grande quantidade de água no seu corpo e aguentam passar por um longo período sem água.
No inverno diminua bem sua rega mesmo que o substrato esteja seco para que haja a floração nas estações subsequentes.
Propagação
Como tem seu crescimento em colônia a sua propagação pode ser feita facilmente através da separação das mudas ao redor. Pode demorar em torno de 2 a 3 anos para que novas mudas apareçam e você possa fazer o corte delas. Quando perceber que já estão com um tamanho suficiente, em torno de 4 cm, faça o corte e passe canela nas áreas onde ficaram expostas para ajudar na cicatrização e evitar infecções.
Deixe a muda em um ambiente claro mas não exposta ao sol direto e espere até que tenha formado um calo onde foi feito o corte.
Depois plante em um substrato padrão para o cultivo de cactos e não regue por pelo menos dez dias, assim estimulará o crescimento das raízes. Após esse período faça a rega e siga os cuidados padrão da espécie visto aqui anteriormente.
Resumo
Nome Popular: Cacto Ursinho
Nome Científico: Rebutia muscula
Origem: Bolívia
Família: Cactaceae
Gênero: Rebutia
Luminosidade: Meia Sombra
Dormência: Não
Crescimento: Lento