O cacto Rebutia Rauschii ou Sulcorebutia rauschii é uma espécie muito exótica e bela que possui um formato globular e apresenta desenhos simétricos formando uma espécie de mandala no seu topo.
Possui coloração verde com nuances roxas dependendo da quantidade de luz solar que estiver exposta. Seus espinhos são pretos e curtos e se concentram em grupo.
O seu crescimento ocorre em colônia e é muito raro você ver apenas uma planta sozinha.
Elas pertencem a família Cactaceae e são do gênero Rebutia.
Conteúdo
Origem
Em seu habitat natural são encontrados nas colinas e montanhas da Bolívia.
Floração
Sua flores surgem da base da planta e florescem durante o dia. São flores relativamente grandes para o tamanho do cacto e são de coloração magenta.

Rebutia Rauschii – Dicas de Cultivo
Luminosidade
O local ideal para a Rebutia rauschii é um ambiente com bastante claridade com luz indireta ou com algum filtro. Evitando o sol forte direto nas horas mais quentes do dia, se seu cacto ainda for jovem. As plantas mais velhas toleram mais um cultivo a sol pleno.
O importante é sempre observar e ver como sua planta está respondendo a esse novo local pois varia muito de região para região e a época do ano. Em períodos muito quentes como no verão o sol pode queimar sua planta e deixar cicatrizes caso esteja muito forte.
Existe a forma S. violacidermis que é uma espécie idêntica porém com um tom mais puxado para o roxo que é menos propensa a queimaduras solares.
Rega
A rega deve ser feita sempre que o substrato estiver seco. Lembrando que o substrato é o típico para cactos e suculentas, bem leve e drenável já que essa planta não tolera o acumulo de água no seus vasos e muito menos água parada no pratinho o que poderá ocasionar no apodrecimento de suas raízes.
Durante o inverno quando as temperaturas tendem a cair, as regas serão mais espaçadas molhando apenas a cada 15 dias. Mas se o inverno da sua região for quente, mantenha as regas normalmente.
Propagação
A sua propagação é feita por corte das mudas ao seu redor. Utilize uma ferramenta limpa e esterilizada e após o corte passe canela nas áreas que ficaram expostas para evitar infecções e ajudar na cicatrização. Espere pelo menos uma semana ou até que o corte tenha formado um calo para planta-lo no substrato. Espere uma semana para realizar a primeira rega e depois segue os cuidados normais com a planta.

Resumo
Nome Popular: –
Nome Científico: Monvillea spegazzinii cristata
Origem: Bolívia
Família: Cactaceae
Gênero: Rebutia
Luminosidade: Sol pleno
Dormência: Não
Crescimento: Lento