como regar suculentas e cactos

Como regar Cactos e Suculentas

A rega é um dos principais cuidados com os nossos cactos e suculentas, e é um assunto que pode gerar muitas dúvidas na hora de cultivá-los.
Isso porque ouvimos muito por aí que essas plantas não gostam de água, então já ficamos com receio de matá-los afogados. O que até pode acontecer, pois quando iniciamos no mundo da jardinagem e temos nossa primeira planta, estamos extasiados com esse ser nas nossas casas e queremos vê-lo crescer e se desenvolver muito felizes. Na euforia de dar muito amor as nossas plantas acabamos que por exagerar um pouco na rega por não conhecermos as suas necessidades de cultivo.
A verdade é que existem dois cenários que podem atrapalhar no cultivo delas, o excesso na rega e a falta dela, que também pode fazer com que sua planta não se desenvolva no seu total potencial.
Para entender qual a melhor forma de regar seus cactos e suculentas e vê-los crescer na sua melhor forma, vamos listar os principais pontos que envolvem a rega e a saúde da sua planta.

Posso molhar a folha da suculenta?

Essa é uma dúvida muito frequente quanto a rega de cactos e suculentas mas a boa notícia é que você pode sim regar suas plantas por cima tranquilamente. Tanto que os produtores fazem as regas dessa maneira, com uma mangueira, sem medo. Imagina se eles tivessem que regar uma a uma e ainda ter que assoprar a água que fica parada nas folhas? Pois é, sem chances.
Mas se você não tem uma coleção enorme para cuidar e gosta de dar uma atenção a mais para suas plantas esse é um cuidado extra que pode ser feito. Regando apenas pelas laterais, de uma forma que a água encontre apenas o substrato e não por cima da planta, molhando-a inteira. Esse cuidado a mais é feito para evitar que a planta contraia qualquer tipo de doença, como os fungos. Principalmente se a planta estiver sendo cultivada dentro de casa, onde não existe muita corrente de vento para seca-la rapidamente.
Dessa forma, já vimos que as duas formas são aceitas e realizada entre os cultivadores.

Quando regar?

Não existe uma regra fixa que diga que a rega deve ser feita a cada três dias. Isso acontece pois o clima varia muito ao longo do ano e também da região onde você mora. Dessa forma, a melhor maneira é perceber os sinais disponíveis ao observar a sua planta.

Substrato seco

O substrato seco é sempre o sinal verde para a rega. Mas como saber que o substrato está realmente seco? Você pode colocar o dedo na terra ou usar um palito para checar. Com o dedo você sente assim que enfia na terra. Com o palito, se ele sair limpo ao retirar do substrato isso significa que ele está seco. Caso contrário, o substrato ainda está úmido e ainda não é a hora de regá-lo.

Folhas enrugadas

Um sinal que as suculentas nos alertam quando estão precisando de água, são folhas enrugadas ou o seu corpo como o dos cactos que são mais espessos com um aspecto murcho.

Como evitar o excesso de água nas raízes?

Já vimos que os cactos e as suculentas podem ser regados por cima ou pelas laterais e sempre que seu substrato estiver seco. A sua rega é de forma abundante, até que a água comece a escorrer pelos furos no fundo do vaso.
Para que esse processo seja feito sem nenhum problema, existem dois pontos que precisam ser falados.

Substrato correto

Para que façamos a rega abundante sem medo de encharcar nossas plantas é necessário o uso de um substrato típico para cactos e suculentas.
De modo geral, é um substrato leve e que tenha uma boa drenagem. Assim, a água escorrerá e não ficará compactado de um modo que ele fique encharcado, levando ao apodrecimento das raízes e a morte da sua planta.

Tipo de Vaso

O ideal é utilizar vasos com furos no fundo para que a ocorra a drenagem da água mas também podemos utilizar um cachepô, que são vasos sem furos.
Caso utilize um cachepô, precisará fazer um espaço falso de drenagem para evitar o acumulo de água ao fundo. Antes de plantar, encha o cachepô de água até a metade e despeje essa água em um recipiente como um copo para saber o quanto de água será necessário para regar na medida sem afogar sua planta. Para o plantio no cachepô, forre ao fundo com 2 dedos de argila expandida e depois coloque o substrato por cima e plante normalmente.

Qual o melhor horário para regar?

Dizem que os melhores horários para regar suas plantas são logo cedo pela manhã ou ao final da tarde, evitando as horas mais quentes do dia. Principalmente se suas plantas estiverem expostas aos raios solares, pois se forem regadas nesse horário o calor irá cozinhar suas plantas.

Visite a loja

Veja Também

Compartilhe