O ideal é fazer a decapitação no período que elas estão no seu maior potencial de desenvolvimento, que na maioria das plantas acontecem nas estações da primavera ao verão. Nesse período você pode reparar que elas se desenvolvem muito e por isso é um bom momento para decapitá-las.
Outro ponto a se considerar, é o período de dormência, onde as plantas param de se desenvolver e estão apenas sobrevivendo e isso pode ocorrer tanto no inverno quanto no verão, dependendo da espécie. Nessa época o mais indicado é não mexer nelas. Falamos mais a fundo sobre esse tema aqui.
Se puder, evite também a semana que estiver com muitas chuvas pois essa umidade pode atrair fungos para sua planta.
Conteúdo
Porque decapitar minha suculenta?
A decapitação das suculentas é feita para estimular o crescimento de novos brotos na sua haste como um método de multiplicação da espécie ou para salvar uma planta que foi acometida por algum tipo de doença, como o apodrecimento das raízes, e essa é uma maneira de salvá-la.
Nesse segundo caso, como é uma situação que foge do nosso controle, faça a decapitação da planta independente de qualquer coisa, estação ou clima, pois a prioridade é você salvar sua planta o mais rápido para que ela não morra.
Como decapitar?
Para fins de propagação, antes de fazer o corte, faça uma rega abundante na planta pelo menos um dia antes para que ela esteja bem hidratada pois passará por um período sem água. Mas se você estiver salvando a sua planta de alguma doença não precisará da rega, faça imediatamente.
O ideal é utilizar uma ferramenta limpa e esterilizada com álcool para fazer o corte. Faça-o logo após a primeira fileira de folhas da roseta, contando de baixo para cima. É necessário deixar algumas folhas para que não haja o risco da planta morrer.
Após o corte, passe canela nos lugares onde ficaram expostos para evitar qualquer tipo de doença.
A base da planta pode ficar no mesmo lugar onde ela estava, sem problemas de tomar sol. Se estiver chovendo, e se possível, traga-a para um local coberto para evitar a exposição do corte.
Já a roseta que foi decapitada, após passar a canela, deixa-a em um local onde não bata luz solar direta. Você pode deixá-la deitada ou dentro de uma vaso vazio apenas para o suporte da planta.
Após o corte, espere em torno de uma semana ou até que o corte tenha cicatrizado totalmente e tenha formado uma calo para plantá-la no substrato. Uma outra forma é deixar a roseta, a cabeça da suculenta, descansando até começar soltar raizes para você replanta-la.
Os dois jeitos funcionam e podem ser aplicadas com tranquilidade.
Os novos brotos surgiram ao longo da haste com o tempo, e pode variar muito de espécie para espécie, tenha paciência que logo sua suculenta irá te surpreender com novas mudinhas.