Cheiridopsis Cuprea Cuidados

Cheiridopsis Cuprea

A Cheiridopsis cuprea é uma suculenta de coloração esverdeada com folhas longas de formato pontiagudo que se intercalam entre folhas eretas e outras caídas. O seu último nome científico é Cephalophyllum caespitosum que substituiu Mesembryanthemum cupreum, também conhecido como Cheiridopsis cuprea.

São plantas pequenas que ao se desenvolverem vão formando colônias. Fazem parte da família Aizoaceae, a mesma dos lithops e são do gênero Cheiridopsis. Como já vimos por aqui temos a espécie Cheiridopsis peculiaris que pertence a esse mesmo gênero e faz jus ao seu nome devido a sua beleza singular.

Origem

Nativas da África do Sul, podem ser encontradas no distrito Vanrhynsdorp.
Em seu habitat natural, crescem em planícies de quartzo ou em depressões arenosas.

Floração

Sua floração acontece no inverno e se abrem principalmente ao meio dia até o início da tarde, ao entardecer elas se fecharão junto ao pôr do sol. Suas flores só irão se abrir se estiverem expostas ao sol forte. Caso contrário, em dias nublados, permanecerão fechadas. Sua coloração é em um tom salmão claro com o centro branco e amarelo.

Crescimento

Seu crescimento ocorre efetivamente na primavera porém continuará se desenvolvendo mesmo no verão, contanto que sua rega não seja cortada.

Cheiridopsis Cuprea – Dicas de Cultivo

Luminosidade

São plantas de sol pleno, assim como vivem em seu habitat natural em regiões desérticas da África. Uma sacada bem iluminada ou de repente se você tiver uma janela nessas condições de claridade elas irão crescer na sua melhor forma.

Rega

A rega no inverno deve ser sutil, apenas para evitar que suas folhas fiquem enrugadas.
No verão ela entrará em dormência mas ainda assim precisarão de um pouco de água. Faça uma rega por imersão. Coloque o vaso em um recipiente com água que cubra até a sua metade e espere que o substrato a absorva. Se não for possível dessa forma, faça uma rega leve ao redor da planta evitando de molhar suas folhas. Regue de forma abundante do outono a primavera, e espere que o substrato seque totalmente entre as regas.

Propagação

A sua propagação pode ser feita através da divisão de touceiras quando as mudas já estão bem desenvolvidas e com raízes próprias.
Outra forma de multiplicação é através de sementes onde o processo é mais longo e requer diversos cuidados. A época recomendada para a germinação das sementes é na primavera e no verão quando as temperaturas estão mais quentes.

Resumo

Nome Popular:
Nome Científico: Cheiridopsis cuprea / Cephalophyllum caespitosum / Mesembryanthemum cupreum
Origem: África do Sul
Família: Aizoaceae
Gênero: Cheiridopsis
Luminosidade: Sol pleno
Dormência: Sim, verão

Visite a loja

Veja Também

Compartilhe