Cheiridopsis peculiaris é uma planta de pequeno porte e muito exótica. Fazem parte da família Aizoaceae, a mesma dos queridinhos Lithops e são do gênero Cheiridopsis como a Cheiridopsis cuprea que já vimos por aqui. Elas também podem ser encontradas como uma classe denominada Mesembs, pertencentes a essa família. Os Mesembs possuem uma característica em comum entre as espécies, que são suas trocas de folhas anualmente.
Seu corpo é composto por folhas que nascem em pares. As folhas inferiores são mais longas e antigas unidas pela base. No verão elas irão murchar e secar, não se preocupe, faz parte do seu ciclo natural. O par de folhas superior são as folhas mais novas, curtas e eretas, formando um cone pontiagudo que irão crescer até ficarem no lugar das folhas inferiores.
A sua colaração é magnífica, que vai de um cinza-esverdeado ao roxo.
Conteúdo
Origem
A Cheiridopsis peculiaris é uma espécie estritamente encontrada na África do Sul nas regiões de Namaqualand e Richtersveld.
Em seu habitat natural, se camuflam em meio as rochas, evitando predadores na busca de sua sobrevivência, ficando assim muito similares as pedras. Da onde vem seu nome popular conhecido como planta pedra, assim como os Lithops.
Floração
Para que sua planta floresça, será necessário uma alta incidência solar. Suas flores são amarelas alaranjadas e lembram muito a forma de margaridas. Elas irão aparecer no meio da primavera e eclodir suas sementes no começo do verão se forem polinizadas.
Você pode polinizar suas flores manualmente com um auxílio de um pincel de cerdas macias. Passe o pincel dentro de uma flor para coletar seu pólen e em seguida passe esse mesmo pincel que agora estará com o pólen grudado em suas cerdas em um outra flor da mesma espécie e repita esse procedimento para que as duas flores estejam polinizadas.
Se a polinização for bem sucedida, quando a flor murchar restará a base em forma de cápsula que poderá ser colhida no verão quando estiver bem seca.
Para retirar essas sementes, basta borrifar água nessa cápsula para ela se abrir.
Crescimento
Seu crescimento ocorre efetivamente no inverno. Passam por um longo período de dormência no verão e voltam a se desenvolver no Outono.

Cheiridopsis Peculiaris – Dicas de Cultivo
São plantas que necessitam de um cuidado especial quanto as regas devido ao seu ciclo natural de troca de folhas e seu período de dormência.
Luminosidade
São plantas de sol pleno, assim como vivem em seu habitat natural em regiões desérticas da África, exigem um ambiente com bastante incidência solar. E esse será um ponto chave para que ela floresça.
Rega
No inverno, quando as suas novas folhas começam a se desenvolver, suas regas devem ser restritas, se estiver muito frio 1 vez no mês é o suficiente. Caso contrário poderá regar a cada 20 dias. Coloque água em uma bacia que a altura fique de uns 2 dedos do seu vaso quando colocá-lo e deixe ali por uns 15s apenas para que molhe suas raízes. No verão, por conta das altas temperaturas a planta entrará em dormência para conservar a água. Nesse período suspenda as regas até ao início do outono quando as temperaturas começam a baixar. Dessa forma, se você as cultiva fora de casa, preste atenção as chuvas de verão. O ideal é que ela possa ser removida da chuva para evitar o excesso de água desse período o que poderá ocasionar em sua morte. Quando a temperatura estiver mais amena no outono, iniciamos a rega da mesma forma como fizemos no inverno por imersão porém com uma frequência maior de 1x na semana.
Propagação
Ocorre por sementes, e é indicado semear na época da primavera e no verão. E só devem ser replantadas quando tiverem bem desenvolvidas, após 2 anos.

Resumo
Nome Popular: Planta pedra
Nome Científico: Cheiridopsis peculiaris
Origem: África do Sul
Família: Aizoaceae
Gênero: Cheiridopsis
Luminosidade: Sol pleno
Dormência: Sim, verão