O colar de pérolas é muito popular no universo das suculentas. Possuem ramos bem compridos que quando ultrapassam a borda do vaso, ficam pendentes formando um belo efeito cascata. Outras belíssimas suculentas pendentes são o Coração emaranhado e o Colar de lentilhas.
É uma suculenta que chama a atenção para suas folhas que são simetricamente redondas e muito gordinhas. Olhe de perto a sua folha e repare que possuem uma fina faixa meio transparente. Ela serve como uma facilitadora para a entrada de luz no processo da fotossíntese.
São plantas herbáceas, pertencentes da família Asteraceae e são do gênero Curio, um gênero recém descrito e que era conhecido antigamente como Senecio. Recebe o nome científico de Curio Rowleyanus ou Senecio Rowleyanus.
Ficou popularmente conhecida como Colar de Pérolas, podendo ser encontrada também como Terço ou Rosário.
Conteúdo
Origem
Originária da África do Sul e da Namíbia, em seu habitat natural ela cresce de forma rasteira em áreas rochosas.
Floração
A flor do Colar de Pérolas, na verdade é um pendão floral com várias florzinhas, são brancas e muito delicadas, podendo durar por vários dias. Se aproxime e aproveite para se deliciar com o perfume dessa flor, que resgatam uma lembrança de canela bem suave. Até mesmo depois de secas, essas flores são um charme que só, pois ficam com a aparência de pompons ao longo de sua planta.

Crescimento
A planta Colar de Pérolas é considerada uma suculenta de crescimento rápido quando estão bem adaptadas, podendo chegar até 1 metro de comprimento.
No inverno é quando estão a todo vapor e vão se desenvolver muito nesse período.
Se estiverem recebendo bastante luminosidade vão te presentear com suas belas e perfumadas flores.
Colar de Pérolas – Dicas de Cultivo
Luminosidade
O Colar de Pérolas é uma suculenta que precisa de bastante luminosidade, podendo receber o sol da manhã ou do fim da tarde. Evite deixá-las em um local que receba sol o dia todo, pois suas folhas irão queimar e ficar com aspecto meio caído, perdendo a simetria e a rigidez da sua folha. Você está pensando em cultivar dentro de casa? Se tiver um espaço que receba bastante claridade, bem próxima a janela, não terá problema algum. A dica que damos para qualquer planta é de sempre observar como elas estão indo e se adaptando ao novo espaço, pois elas sempre dão sinais. Ela continua com um aspecto saudável? Caso contrário, mude o local.
Rega
Diferente da maioria das suculentas, o Colar de Pérolas gosta de um substrato mais úmido, porém, muito cuidado! Aqui é crucial que elas estejam em um substrato adequado, leve e bem solto, pois caso contrário você conhecerá a fama dessa plantinha, uma planta “chatinha” e de difícil cultivo. E vocês não querem isso né? Pois bem, quando não estão em um substrato ideal, sua folhas acabam apodrecendo já que a água não foi bem drenada e assim deixando um substrato encharcado e compactado. No substrato certo, vá de rega abundante e repita a dose somente quando ele estiver mais sequinho, mas não espero secar completamente.
Propagação
Sua propagação é feita facilmente por estaquia. Escolha uma haste saudável de pelo menos 5 cm e faça o corte. Lembrando que é recomendado utilizar ferramentas limpas e esterilizadas. Você pode lavá-las com sabão ou passar um pano com álcool, que é a forma que eu prefiro e utilizo por aqui.
Após o corte, os ramos podem ser colocados no substrato ou na água. Se for colocado no substrato, enterre a ponta do ramo e deixe o restante sob a superfície, assim encorajando a formação de novas raízes ao longo do ramo e o surgimento de novos brotos.
Caso você prefira a técnica da água, deixe apenas a parte do caule, sem folhas, submergida na água e após alguns dias observará o crescimento das raízes. Quando já estiverem se desenvolvido bem, passe-as para o substrato e regue. Uma forma rápida de encher o vaso, é colocar a corrente sob o substrato e assim deixando que ela solto novos ramos ao longo do tempo. Da mesma forma como fizemos na propagação.
Toxidade
Caso você tenha crianças pequenas em casa ou bichinhos de estimação, cuidado, pois essa é uma planta tóxica ao ingerida. Fique de olho. Deixa-a em lugares que eles não a alcancem.

Resumo
Nome Popular: Colar de Pérolas, Rosário, Terço
Nome Científico: Curio Rowleyanus
Origem: África do Sul e Namíbia
Família: Asteraceae
Gênero: Curio
Luminosidade: Meia-sombra
Dormência: Não
Tóxica: Sim