colar de rubi

Colar de Rubi (Othonna capensis)

O Colar de Rubi é a suculenta pendente de mais fácil cultivo dentre elas, além de terem um crescimento muito rápido, ficam muito graciosas em qualquer ambiente.
O Colar de tartaruga e o Colar de lentilhas que já trouxemos aqui algumas dicas e cuidados, são exemplos de suculentas pendentes também.
Possuem caules finos arroxeados e folhas carnudas alongadas que vão do verde a um vinho dependendo da quantidade de luz solar que estiverem expostas.

São do gênero Othonna e fazem parte da família Asteraceae, um grupo muito vasto com em torno de 23 mil espécies sendo que uma delas é a suculenta Colar de Pérolas que já vimos por aqui.
É popularmente conhecida como Colar de Rubi e são cientificamente chamadas de Othonna capensis.

Origem

São nativas da África do Sul assim como a maioria das Suculentas.

Floração

As flores do Colar de rubi lembram muito as margaridas já que pertencem a mesma família, Asteraceae.
Sua flores aparecem ao longo do seu caule e são minis de coloração amarela.
Não existe uma estação exata para sua floração, podendo florir o ano todo se estiverem recebendo luz solar suficiente.

Colar de Rubi – Dicas de Cultivo

Luminosidade

Esta é uma suculenta bastante versátil quanto a luminosidade pois apreciam tanto um local a meia sombra quanto um cultivo a sol pleno. O mais aconselhável é que elas recebam sol por apenas um período, sendo ele pela manhã ou a tarde, assim sua planta estará na sua melhor forma.

Rega

A rega deve ser abundante contato que ela esteja em um substrato bem drenável, típico para suculentas. A frequência vai de acordo com a sua região e a época do ano. Dessa forma, observe o substrato, assim que ele estiver seco você poderá regar novamente e isso pode variar muito de região para região por conta das diferenças de temperatura. Outra forma de saber se sua planta está precisando de uma rega é observando suas folhas, e essa dica vale para a maioria das suculentas. Se sua folha estiver enrugada e não estiver rígida, é um sinal de que ela está com sede. Uma suculenta saudável e hidratada apresentarão folhas firmes e rígidas.
No verão quando as temperaturas aumentam, a planta entra em dormência, dessa forma é recomendável pausar ou diminuir bem as regas, apenas regar apenas se suas folhas estiverem com um aspecto enrugado, pedindo água.

Propagação

A propagação do Colar de Rubi é feito como na maioria das suculentas pendentes, pelo método de estaquia. Faça uma rega abundante um dia antes de realizar o corte para que ela esteja hidratada para o período de enraizamento. Escolha uma haste saudável e faça o corte com uma ferramenta limpa e esterilizada e depois enterre a pontinha da haste no substrato. Espere uma semana antes de regar para forçar a planta a liberar raízes e depois pode seguir com os cuidados padrão.
Se o seu objetivo é que o vaso fique mais cheio, pegue as hastes pendentes e as coloque por cima do substrato sem fazer nenhum corte, dessa forma a planta irá soltar raízes e liberar novos caules. Lembrando que as hastes precisam tocar o substrato.

Resumo

Nome Popular: Colar de Rubi
Nome Científico: Othonna capensis
Origem: África do Sul
Família: Asteraceae
Gênero: Othonna
Luminosidade: Meia sombra/ Sol pleno
Dormência: Sim, no verão

Visite a loja

Veja Também

Compartilhe