O Colar de Tartaruga é uma suculenta delicada e de pequeno porte. Possui folhas arredondadas e com nervuras que variam entre tons de verde escuro à marrom dependendo da idade da folha. Formam padrões semelhantes ao casco de uma tartaruga e por isso recebeu esse nome popular. O seu nome científico é Peperomia prostata.
É uma espécie do gênero Peperomia da família Piperaceae. Ela é muito parecida com a Peperomia rotundifolia, popularmente conhecida como Colar de Lentilhas, em forma e tamanho. O que as diferenciam? O padrão em suas folhas, uma com esse aspecto mais desenhado e a outra totalmente lisa, no caso do Colar de Lentilhas.
Conteúdo
Origem
É uma planta nativa do Equador. Em seu habitat natural podem ser encontradas nas florestas tropicais da América do Sul.
Crescimento
Esta é uma suculenta perene, considerada uma planta de crescimento lento.
Para dar uma forcinha a elas, temos uma ótima experiência com os adubos de liberação lenta. Uma ótima solução para não errar a mão na dose, o que pode ser fatal para qualquer planta.
Uso Paisagístico
O Colar de tartarugas é uma planta pendente e pode ser trabalhada como uma peça chave para um efeito lindo de cascata nas bordas dos vasos.
Junto a outras plantas em um arranjo, ela não irá sombrea-las devido ao seus crescimento rasteiro.

Colar de Tartaruga – Dicas de Cultivo
Luminosidade
Terão um ótimo desenvolvimento se estiverem em um lugar bem claro e com bastante incidência de luz. Não toleram o sol direto o que pode ocasionar queimaduras em suas folhas. Se ficarem expostas a luz solar, coloque-as pegando apenas o sol da manhã ou do fim da tarde que não terá problema. Evitando as horas mais quentes do dia.
Se seu vaso estiver disposto de uma forma que a planta receberá luminosidade apenas nas correntes e não no seu topo. O seu desenvolvimento será irregular. O ideal é que ela receba luminosidade de um forma homogênea. Você irá perceber que ela ficará linda e com um vaso bem cheio.
Rega
Sua rega é feita com uma frequência maior. Ela gosta de um substrato mais úmido porém bem drenável para não encharcar. Aposte em vasos bem drenáveis para que não acumule água no fundo e acabe apodrecendo suas raízes. Substrato soltinho comum para suculentas é o ideal.
Propagação
A propagação pode ser feita de duas formas. A mais comum é a propagação por estaquia. Muito simples e com grandes chances de sucesso. A outra forma, também muito comum no universo das suculentas, é a propagação por folhas. As duas formas são válidas e valem o teste, não acha? Já que essas plantinhas que sempre nos impressionam com um novo brotinho.
Resumo
Nome Popular: Colar de Tartaruga
Nome Científico: Peperomia prostata
Origem: Equador
Família: Piperaceae
Gênero: Peperomia
Luminosidade: Meia-sombra
Dormência: Não