O Coração emaranhado é uma suculenta pendente muita adorada entre os colecionadores. Possui folhas cordiformes, ou seja, em formato de coração. É uma suculenta com caules finos e ao longo dele surgem folhas em pares. Sua coloração é verde com veios brancos e também existe sua versão variegata. Que se destacam por possuir uma coloração rosa e branca.
Quando estão bem adaptadas, podem chegar a medir até 3 metros de comprimento, formando uma bela cascata.
Também são encontradas pelo nome de Coração de Mãe ou Coração de Estudante. São da família da Apocynaceae do genêro Ceropegia e possuem o nome científico de Ceropegia lineares woodi.
Conteúdo
Origem
Originária da África do Sul é uma planta epífita, que cresce em cima de rochas e galhos em seu habitat natural.
Floração
Ao longo de sua haste nascem florzinhas rosas com a pontinha roxa em um formato tubular. Bem diferente das flores que estamos acostumados a ver, elas chamam a atenção por sua forma singular. A planta paraquedas que também é do mesmo gênero Ceropegia, possui flores que são um espetáculo a parte.
Quando suas flores são polinizadas darão um fruto que lembram vagem bem compridas.

Coração Emaranhado – Dicas de Cultivo
Luminosidade
O Coração emaranhado é uma planta de meia sombra e irá queimar suas folhas se ficar exposta ao sol forte, principalmente se for exposta as horas mais quentes do dia. Dessa forma, um ótimo lugar para deixar essa nova residente no seu lar, serão lugares com muita luminosidade. Aposte em lugares muito próximos a janelas se forem ficar dentro de casa. Quanto ao sol, se estiverem em um espaço que pegue apenas o sol da manhã ou do fim da tarde, tudo bem! Já que nesse horário os raios solares são bem mais fracos não ocasionando nenhum risco a planta.
Rega
Tolera passar por um período seco mas não suporta encharcamentos. Por isso, o uso de um substrato adequado facilita a vida do cultivador, evitando que a planta passe por sufocos. O substrato que utilizo é o típico para suculentas, leve e bem drenável. Assim, evitamos que o solo fique com aquele aspecto compactado, o que pode ocasionar o apodrecimento das suas raízes e atrair pragas.
A periocidade das regas deve acontecer sempre que observar o substrato quase seco. E regue de uma forma moderada, principalmente se as cultiva dentro de casa onde o substrato tende a secar de forma mais lenta comparado aos vasos que são cultivados ao ar livre. No inverno, quando as temperaturas estiverem mais baixas, diminua a sua rega.
Propagação
A sua multiplicação pode ser feita por estaquia. E é uma ótima alternativa se você quiser deixar o seu vaso mais cheio na base. Com uma ferramenta limpa e esterelizada, faça o corte na haste e enterre a ponta no substrato, espere uma semana antes de regar para estimular o crescimento das raízes. Como uma segunda opção, essa haste também pode ser colocada em um recipiente com água, apenas onde foi feito o corte sem mergulhar a haste inteira. Passe para o substrato quando as raízes já estiverem bem formadas.
Outra forma de propagação do coração emaranhado pode ser feita enterrarando os tubérculos que vão aparecendo ao longo de suas hastes. Faça o corte de uma forma que o tubérculo venha com a haste e algumas folhas. Depois enterre esse tubérculo no substrato e deixa a haste para fora. Espere uma semana antes de regar e após a primeira rega os cuidados são padrão.
Resumo
Nome Popular: Coração Emaranhado/ Coração de Mãe / Coração de Estudante
Nome Científico: Ceropegia lineares woodi
Origem: África do Sul
Família: Apocynaceae
Gênero: Ceropegia
Luminosidade: Meia Sombra
Dormência: Não