A Euphorbia dichroa é uma suculenta de coloração verde escuro com manchas em um tom mais claro e apresentam espinhos ao longo de suas hastes. Por conta dessas características são comumente confundidas com cactos mas pertencem a família Euphorbiaceae e são do gênero Euphorbia. Em muitos casos, apenas sabendo a identificação da planta para saber qual a família se encaixam.
São plantas de pequeno porte e não crescem muito, podendo chegar a medir até 30 cm de altura.
Por apresentarem características muito similares com a Euphorbia aeruginosa, que é da mesma família, elas geralmente são confundidas e tem os seus nomes trocados. O que as diferenciam é que a Euphorbia aeruginosa é de coloração verde claro e possui um padrão de manchas escuras ao longo de suas haste. Seus espinhos são diferentes também, pois são de coloração avermelhada. São esses pequenos detalhes que nos fazem distinguir as espécies.
Conteúdo
Origem
Como a maioria das suculentas, são nativas da África do Sul.
Floração
As flores da Euphorbia dichroa são pequenas e delicadas, como na maioria das Euphorbias, possuem uma coloração amarela e surgem ao longo de sua haste entre os seus espinhos.

Euphorbia Dichroa – Dicas de Cultivo
Luminosidade
São plantas de sol pleno, bem característico dessa família. Procure um espaço da casa que ela receba muita luminosidade, assim irão crescer felizes e te presentear com suas belas flores. Se forem colocadas dentro de casa, as deixe em janelas que batam sol ou que tenham muita claridade.
Rega
Esta suculenta não tolera um longo período de seca. Regue sua planta toda vez que o substrato esteja seco mas não espere muito tempo para fazê-lo. Cuidado com o substrato, lembre-se de utilizar um substrato indicado para cactos e suculentas, bem leve e drenável. Dessa forma evitará que a água se acumule e apodreça as raízes de suas plantas.
Propagação
A sua multiplicação pode ser feita através da divisão de touceiras ou pelo corte de sua haste. Lembre-se que a ferramenta deve estar limpa e esterelizada com álcool para não infectar sua planta. Após o corte, cuidado com o látex que sairá da planta, ela é uma seiva leitosa altamente irritante. Se preferir, use luvas e óculos para sua proteção. Lave a haste caso ela tenha soltado muito látex e deixe secar por uns 3 dias na sombra. Você pode passar canela nos cortes para ajudar na cicatrização e evitar qualquer tipo de infecção. Após esse período, poderá plantá-la e espere uma semana antes da sua primeira rega. Depois os cuidados são os mesmos da planta mãe.
Toxidade
A maioria das Euphorbias, como a Euphorbia ritchiei, produzem uma seiva leitosa que são altamente irritantes para a pele e olhos. Dessa forma, cuidado caso tenha pets ou crianças na casa. Coloque em lugares onde eles não possam alcançar.
Resumo
Nome Popular: –
Nome Científico: Euphorbia Dichroa
Origem: África do Sul
Família: Euphorbiaceae
Gênero: Euphorbia
Luminosidade: Sol pleno
Dormência: Não
Tóxica: Sim