Euphorbia Ritchiei ou Monadenium Ritchiei

Euphorbia Ritchiei

A Euphorbia Ritchiei é uma planta perene rara e exótica, com caules espessos e suculentos, formando um padrão simétrico perfeito. O seu crescimento se dá de forma subterrânea, formandos novos caules que vão submergir em algum momento, dando origem a novas mudas. Ao longo do seu corpo possuem pequenos espinhos bem curtos e quase imperceptíveis, sendo notados apenas quando tocados. No topo podem apresentar folhas arredondadas com seus veios bem demarcados.

São plantas de crescimento relativamente lento e de pequeno porte, podendo chegar a medir até 15cm de altura.

Pertencem a família Euphorbiaceae e são do gênero Euphorbia assim como a Euphorbia dichroa. Podem ser encontrados também como Monadenium Ritchiei.

Origem

Esta é uma suculenta nativa do Quênia. Em seu habitat natural são encontradas em encostas rochosas.

Floração

Sua inflosrência é bem peculiar e irão aparecer no final do verão. São flores muito pequenas de coloração rosada. Aparecem na sua maioria no topo do caule mas podem aparecer também ao longo do seu corpo.

Euphorbia Ritchiei ou Monadenium Ritchiei
Foto: ©Plantopia direitos reservados Euphorbia Ritchiei ou Monadenium Ritchiei

Euphorbia Ritchiei – Dicas de Cultivo

A Euphorbia Ritchiei ou Monadenium Ritchiei são suculentas indicadas para iniciantes pois não exigem cuidados especiais e são consideradas de fácil cultivo. Uma espécie que irá dar um toque excêntrico na sua coleção sem exigir nada mais do que os cuidados básicos de qualquer suculenta.

Luminosidade

É uma planta de meia sombra mas podem ser cultivadas a sol pleno desde que adaptadas. Porém, se o sol estiver muito forte, é bem provável que suas folhas irão queimar e murchar, ficando sem nenhuma folha. Um ótimo lugar para deixá-las são ambientes bem iluminados e que peguem apenas o sol da manhã ou do fim da tarde, evitando os horários mais quentes do dia.
Se for cultivada dentro de casa, coloque-as perto de uma janela para que recebam bastante claridade.

Rega

A Euphorbia ritchiei é uma suculenta que não tolera muito tempo de seca. Faça sua rega sempre que o substrato secar mas não espere muito tempo. No inverno a rega deve ser diminuída e feita de uma forma bem sutil apenas para deixar o substrato levemente úmido. Se a temperatura estiver quente talvez necessite de uma rega moderada. Caso as temperaturas estejam baixas não há necessidade de regá-las, apenas se elas estiverem com um aspecto enrugado e murcha. Utilize um substrato típico de suculentas, bem leve e drenável, para que não acumule água, assim evitando o seu apodrecimento e aparição de fungus e pragas indesejadas.

Propagação

A sua multiplicação pode ser feita através do corte do caule ou por divisão de touceiras. Lembre-se que a ferramenta deve estar limpa e esterelizada com álcool para não infectar sua planta. Se preferir utilize luvas e óculos para se proteger do látex que a planta soltará ao fazer o corte, pois esse seiva leitosa é altamente irritante.
Passe canela nos cortes, onde sua planta ficou exposta, para ajudar na cicatrização e evitar qualquer tipo de infecção. Deixe ela cicatrizar em um lugar sombreado durante uns 5 dias ou até perceber que formou um calo e a ferida já está completamente seca. Após esse período, poderá plantá-la no substrato. Espere uma semana para fazer sua primeira rega e depois os cuidados são os mesmos da planta mãe.

Toxidade

É uma planta tóxica pois como comentamos acima possuem uma seiva leitosa que é altamente irritante para pele e olhos. Fique alerta caso tenha pets ou crianças em casa. Coloque-as em um lugar que eles não a alcancem.

Euphorbia Ritchiei ou Monadenium Ritchiei
Foto: ©Plantopia direitos reservados Euphorbia Ritchiei ou Monadenium Ritchiei

Resumo

Nome Popular:
Nome Científico: Euphorbia Ritchiei ou Monadenium Ritchiei
Origem: Quênia
Família: Euphorbiaceae
Gênero: Euphorbia
Luminosidade: Meia sombra / Sol pleno
Dormência: Não
Tóxica: Sim

Visite a loja

Veja Também

Compartilhe