Haworthia Cooperi var. Truncata Cuidados

Haworthia Cooperi var. Truncata

A Haworthia cooperi var. truncata é uma suculenta pequena, sem caule e com folhas muito chamativas. No Japão, onde são muito adoradas e cultivadas, ficaram conhecidas como jóias de cristal. Pelo motivo das suas folhas serem transparentes nas pontas, elas “acendem” quando estão em um local que tenha bastante luminosidade, dando um efeito translúcido. Suas folhas são arredondadas nas pontas, característica que as distingue das Haworthias turgida e retusa, estas possuem folhas triangulares sendo mais pontiagudas.

É uma suculenta de crescimento relativamente lento e que se desenvolverá formando novos brotos ao seu redor, formando uma colônia. Dessa forma será facilmente multiplicada através da separação de suas rosetas.

São suculentas consideradas de fácil cultivo e muito indicadas para quem está iniciando nesse universo. Abaixo veremos as dicas de cultivo dessa bela planta.

Pertencem a família das Asphodelaceae, a mesma das Aloes e Gasterias, e são do gênero Haworthia.

Origem

Nativa da África do Sul é encotrada na Província do Cabo Oriental.

Floração

Se sua Haworthia estiver saudável e bem adaptada, te presenteará com flores entre a primavera e o verão. Suas flores são delicadas, brancas e tubulares, aparecem ao longo de uma haste bem comprida e podem durar durante dias. Hiro Morison fez um belo registro de sua floração em Tokyo que pode ser vista aqui.

Haworthia Cooperi var. Truncata Cuidados
Foto: ©Plantopia direitos reservados – Haworthia Cooperi var. Truncata

Haworthia Cooperi var. Truncata – Dicas de Cultivo

Luminosidade

É uma planta de meia-sombra, por isso muito indicada para cultivo dentro de casa e em escritórios. Um ótimo lugar para ela, será perto de janelas com bastante claridade, podendo pegar o sol da manhã ou do fim da tarde. Toleram sol direto, porém se ficaram muito tempo expostas aos raios solares ficarão com um tom meio amarronzado. Para sua melhor forma, evite expô-la ao sol direto nos horários mais quentes do dia.

Rega

Toleram um longo período de seca, podendo ficar até 4 semanas sem rega. Porém, como toda suculentas não vão gostar de excesso de água em suas raízes, levando ao seu apodrecimento.

No verão, quando a planta entra em dormência diminua suas regas. Faça uma rega mais leve, borrifando o substrato, evitando apenas que suas folhas fiquem com um aspecto murcho. No inverno suas regas devem ser moderadas também já que o seu crescimento desacelera nessa época. A rega abundante deverá acontecer no período do outono a primavera, quando seu desenvolvimento está a todo vapor. Repita a rega quando o substrato estiver seco.

Evite molhar suas folhas, principalmente se estiver cultivando dentro de casa onde não há muita ventilação. Pois poderá atrair fungus e pragas. O ideal é regar aor redor da planta ou por imersão. Colocando o vaso dentro de um recipiente com água e esperando uns 10min até que o substrato absorva água suficiente.

Substrato

As Haworthias não gostam de um substrato encharcado, por isso precisam de um substrato bem drenável. Eu utilizo akadama no cultivo das minhas haworthias e vão super bem! Peguei essa dica observando os cultivadores no Japão, onde já cultivam há algum tempo e também da onde a akadama é originária, a importamos de lá. Como aqui não é tão comum, uma alternativa mais acessível e em conta é preparar o seu próprio substrato. No seu habitat natural elas são encontradas em solos arenosos em áreas rochosas dessa forma um substrato que imite esse bioma as deixarão saudáveis.

Propagação

São suculentas de crescimento lento e vão demorar em torno de 2 anos para apresentarem novas rosetas bem formadas e com raiz própria. Quando estiverem nessa fase, você poderá fazer a divisão de touceiras e aproveitar para fazer a troca do substrato. Outra forma é através da decaptação da planta, que ao passar do tempo aparecerão novos brotinhos em sua base. Já vi alguma pessoas propagarem pela folha mas confesso que ainda não tive sucesso dessa forma.

Abaixo a roseta decaptada e sua base já com um novo brotinho que surgiu depois de um mês.

Haworthia Cooperi var. Truncata Cuidados
Foto: ©Plantopia direitos reservados
Haworthia Cooperi var. Truncata – propagação por decaptação

Adubação

Mesmo que a Haworthia cooperi var. truncata tenha um crescimento lento, você pode utilizar um adubo para auxiliá-la na sua época de desenvolvimento, do outono a primavera. Na minha Haworthia eu utilizo os adubos de liberação lenta que fazem um ótimo trabalho e também muito utilizado por muitos cultivadores da espécie.

Pragas e Doenças

No geral, ela não tem muito problema com as pragas que atacam a maioria das suculentas. Porém quando o seu substrato está úmido podem atrair fungus gnats, muito comum para esse cenário.

Resumo

Nome Popular:
Nome Científico: Haworthia cooperi var. truncata
Origem: África do Sul
Família: Asphodelaceae
Gênero: Haworthia
Luminosidade: Sombra/ Meia Sombra
Dormência: Sim, no verão.

Visite a loja

Veja Também

Compartilhe