Haworthia Retusa Cuidados

Haworthia Retusa

A Haworthia retusa é uma linda planta de pequeno porte que a cada dia ganha mais e mais admiradores por conta da sua beleza e do seu fácil cultivo. Diferente da maioria das suculentas é uma planta que irá se desenvolver muito bem em ambientes internos como escritórios e apartamentos.


O seu corpo é formado por uma roseta em formato de estrela com folhas bem carnudas e rígidas. Ela possui uma coloração verde limão com folhas triangulares translúcidas nas pontas. Esta característica é muito comum entre a maioria das Haworthias que se beneficiam destas entradas de luz para realizarem a fotossíntese. Se colocada em um local com muita claridade será fácil de observar sua transparência nas pontas que ficará com um aspecto mais “acesso” e assim nítidas para a nossa apreciação.


A Haworthia retusa quando está bem adaptada irá se desenvolver formando novos brotinhos ao seu redor, formando uma colônia, e cada roseta poderá chegar a medir até 15cm. É uma planta perene e de crescimento lento que se for cultivada dentro das suas necessidades irão durar por muitos anos.


Pertencem a família Asphodelaceae e são do gênero Haworthia assim como a Haworthia cooperi var. truncata e a Haworthia turgida que já vimos por aqui.

Origem

Esta suculenta é da África do Sul originária de Riversdale na Província do Cabo Ocidental. Em seu habitat natural são encontradas nos solos com suas rosetas quase que enterradas ficando visível apenas as suas folhas translúcidas. Também podem ser encontradas em meio as rochas, muitas vezes encontradas achatadas, deformando a sua roseta.

Floração

As suas flores são pequenas e tubulares de coloração branca com veias esverdeadas, podem ser observadas aqui. Elas aparecerão na primavera ou no verão em um longa haste floral.

Haworthia Retusa Cuidados
Foto: ©Plantopia direitos reservados Haworthia Retusa

Haworthia Retusa – Dicas de Cultivo

Luminosidade

A Haworthia Retusa é uma planta que pode ser cultivada tanto em sombra ou meia sombra. Mas não se engane achando que elas gostam de escuridão, toda planta necessita de luz para realizar fotossíntese, ok? Encontre um local que seja claro com bastante luminosidade, como perto de janelas. Recebendo um sol de no mínimo 2 horas por dia para o seu melhor desenvolvimento e forma. Lembrando que o ideal é sol da manhã ou o do fim da tarde, evitando que ela fique exposta na horas mais quentes do dia.

Rega

No verão, quando a planta entra em dormência diminua suas regas. Faça uma rega mais leve, borrifando o substrato, evitando apenas que suas folhas fiquem murchas. No inverno suas regas devem ser moderadas também já que o seu crescimento desacelera nessa época. A rega abundante deverá acontecer no período do outono a primavera, quando seu desenvolvimento está a todo vapor. Repita a rega quando o substrato estiver seco.

Evite molhar suas folhas, principalmente se estiver cultivando dentro de casa onde não há muita ventilação. Pois desta forma poderá atrair fungus e pragas. O ideal é regar ao redor da planta ou por imersão. Colocando o vaso dentro de um recipiente com água e esperando uns 10min até o substrato absorva água suficiente.

Propagação

São suculentas de crescimento lento e vão demorar em torno de 2 anos para apresentarem novas rosetas bem formadas e com raízes próprias ao redor da planta. Quando estiverem nessa fase, você poderá fazer a divisão de touceiras e aproveitar para fazer a troca do substrato.
Outra forma é através da decaptação da planta, que ao passar do tempo aparecerão novos brotinhos em sua base. A melhor época para aplicar esse método é no período que estão mais ativas, do outono a primavera. Utilize um fio não muito fino como o fio dental por exemplo, e passe ao redor da roseta deixando apenas as folhas da base. Após envolvê-la formando um círculo, puxe o fio de cada lado para que ela corte a planta. Depois passe canela nos cortes para auxiliar na cicatrição e espere uns 5 dias até que esteja cicatrizado. A planta que já estava plantada cubra com o substrato onde foi feito o corte e regue. Lembrando de deixar essa cobertura. Já a roseta que foi decaptada, plante-a em um vaso separado e espere pelo menos 1 semana antes de regar e depois siga a rega conforme mencionamos acima normalmente.

Resumo

Nome Popular:
Nome Científico: Haworthia retusa
Origem: África do Sul
Família: Asphodelaceae
Espécie: Haworthia
Luminosidade: Sombra/ Meia Sombra
Dormência: Sim, no verão.

Visite a loja

Veja Também

Compartilhe