Haworthia Turgida Cuidados

Haworthia Turgida

A Haworthia turgida é mais uma bela suculenta dentre as espécies do gênero Haworthia. Pertencem a família Asphodelaceae, a mesma das Aloes e das Gasterias. São plantas indicadas para quem está iniciando nesse universo dos cactos e suculentas pois são de fácil cultivo além de serem muito exóticas.

O seu grande atrativo são suas folhas translúcidas que não deixam passar despercebida. São suculentas pequenas e de crescimento relativamente lento podendo alcançar até 15cm. São plantas perenes e que vão te acompanhar durante muitos anos se suas necessidades estiverem sendo cumpridas.

Se você está começando agora a cultivar essa espécie, pode ter se deparado com a dificuldade de identificar sua planta, já que algumas são bem similares e com alguma característica mínima que as diferencie. Aqui já falamos sobre a Haworthia cooperi var. truncata e da Haworthia retusa. Essa última é muito parecida com a Haworthia turgida podendo ser facilmente confundida. A coloração da Haworthia turgida é um tom de verde mais claro, já a outra apresenta um tom de verde limão escuro. Quanto a sua folha, a Haworthia turgida possui folhas levemente mais alongadas e com uma expessura menor, além de apresentar sua ponta translúcida mais fosca ao contrário da Haworthia retusa que apresenta folhas de maior espessura e sua ponta translúcida bem cristalina.

Diferença Haworthia Turgida x Haworthia Retusa
Foto: ©Plantopia direitos reservados
Haworthia Turgida(esquerda) x Haworthia Retusa(direita)

Origem

Esta suculenta é da África do Sul originária de Riversdale na Província do Cabo Ocidental. Em seu habitat natural são encontradas nos solos com suas rosetas quase que enterradas ficando visível apenas as suas folhas translúcidas. Também podem ser encontradas em meio as rochas.

Floração

As suas flores são pequenas e tubulares de coloração branca com uma linha no meio de sua pétala. Podem ser observadas nesse belo registro feito em Tokyo por Hiro Morison aqui. Elas aparecerão na primavera ou no verão em uma longa haste floral.

Haworthia Turgida – Dicas de Cultivo

Luminosidade

A Haworthia Retusa é uma planta que pode ser cultivada tanto em sombra quanto a meia sombra. Mas não se engane achando que elas gostam de escuridão, toda planta necessita de luz para realizar fotossíntese, ok? Encontre um local que seja claro com bastante luminosidade, como perto de janelas. Recebendo um sol de no mínimo 2 horas por dia para o seu melhor desenvolvimento e forma. Lembrando que o ideal é sol da manhã ou o do fim da tarde, evitando que ela fique exposta nas horas mais quentes do dia.

Rega

No verão, quando a planta entra em dormência diminua suas regas. Faça uma rega mais leve, borrifando o substrato, evitando apenas que suas folhas fiquem murchas. No inverno suas regas devem ser moderadas também já que o seu crescimento desacelera nessa época. A rega abundante deverá acontecer no período do outono a primavera, quando seu desenvolvimento está a todo vapor. Repita a rega quando o substrato estiver seco.

Evite molhar suas folhas, principalmente se estiver cultivando dentro de casa onde não há muita ventilação. Pois poderá atrair fungus e pragas. O ideal é regar aor redor da planta ou por imersão. Colocando o vaso dentro de um recipiente com água e esperando uns 10min até que o substrato absorva água suficiente.

Propagação

São suculentas de crescimento lento e vão demorar em torno de 2 anos para apresentarem novas rosetas bem formadas e com raízes próprias ao redor da planta. Quando estiverem nessa fase, você poderá fazer a divisão de touceiras e aproveitar para fazer a troca do substrato.
Outra forma é através da decaptação da planta, que ao passar do tempo aparecerão novos brotinhos em sua base. A melhor época para aplicar esse método é no período que estão mais ativas, do outono a primavera. Utilize um fio não muito fino como o fio dental por exemplo, e passe ao redor da roseta deixando apenas as folhas da base. Após envolvê-la formando um círculo, puxe o fio de cada lado para que ela corte a planta. Depois passe canela nos cortes para auxiliar na cicatrização e espere uns 5 dias até que esteja cicatrizado. A planta que já estava plantada, cubra com o substrato onde foi feito o corte, lembrando de deixar essa cobertura. Já a roseta que foi decaptada, plante-a em um vaso separado e espere pelo menos 1 semana antes de regar e depois siga a rega conforme mencionamos acima normalmente.

Haworthia Turgida Cuidados
Foto: ©Plantopia direitos reservados | Haworthia Turgida

Resumo

Nome Popular:
Nome Científico: Haworthia turgida
Origem: África do Sul
Família: Asphodelaceae
Gênero: Haworthia
Luminosidade: Sombra/ Meia Sombra
Dormência: Sim, no verão.

Visite a loja

Veja Também

Compartilhe