Lenophyllum Obtusum Cuidados

Lenophyllum Obtusum

A Lenophyllum obtusum como a maioria das plantas desérticas, são resistentes aos longos períodos de seca e não toleram solos úmidos, especialmente no inverno. Esta é uma planta perene da família Crassulaceae do gênero Lenophyllum. No passado foi considerado do gênero Sedum, pois apresentam algumas similaridades.
O seu nome foi derivado de palavras Gregas antigas, “lenos” com o significado de através e “phyllos” definia folhas.

São plantas pequenas que podem chegar até 20 cm de altura. Suas folhas são ovaladas e de coloração roxa em destaque.

Não é uma planta altamente cultivada e por isso é muito difícil de se encontrar a venda, tornando-a uma planta rara.

Origem

Esta é um planta nativa do México, encontrada em Nuevo León. Em seu habitat natural elas crescem em meio a áreas rochosas com desenvolvimento em colônia.

Floração

Quando a Lenophyllum obtusum estão bem adaptadas irão produzir hastes florais com flores amarelas de pontas castanhas.

Lenophyllum obtusum – Dicas de Cultivo

Luminosidade

Característico de uma planta desértica, são plantas de sol pleno e irão se desenvolver muito bem se estiverem em um espaço que haja muito sol ou uma área com muita claridade. Uma sacada bem iluminada ou de repente se você tiver uma janela nessas condições de claridade elas irão crescer na sua melhor forma.
As plantas sempre nos dão sinais, por isso, observe como sua planta está indo após algumas semanas nesse novo ambiente. Se a luminosidade não estiver sendo o suficiente elas vão mostrar um sinal de estiolação. Nesse caso, quando a planta está com carência de iluminação, ela começa a se esticar em busca de claridade. Dessa forma, sua planta perde aquela forma natural e agora fica com esse aspecto meio “alongada”. Com folhas muito distante uma das outras e a haste enorme.
Quando se chega a esse estágio que a planta não apresenta mais sua forma natural pois ficou estiolada, ela não voltará a sua forma de antes nem se você a colocar em um lugar com bastante claridade. A solução aqui é propagá-la para cultivar novas mudas saudáveis.

Rega

As regas devem ser abundantes na primavera ao verão. Lembrando que o seu substrato é típico de suculentas, leve e drenável, para que não acumule água e assim evitar o apodrecimento das suas raízes e a aparição de fungus e pragas.
No outono e no inverno quando as temperaturas tendem a cair, as regas deverão ser mais espaçadas. Lembrando que elas não gostam de solo úmidos, espere que o substrato esteja completamente seco para fazer a rega. Na dúvida, é melhor pecar por menos água do que para mais pois são plantas suculentas e possuem uma enorme reserva de água. Observa sua planta, treine esse olhar. Quando estão com falta de água podem ficar meio mole e com as suas folhas enrugadas na maioria das espécies, porém existem exceções a regra que são o caso dos mesembs, a Cheiridopsis peculiares é um exemplo de planta que essa regra não vale.

Propagação

A sua propagação pode ser feita facilmente por folhas como é feita na maior parte das suculentas. Ótima opção no caso de uma planta estiolada como mencionamos acima. Apenas retire com cuidado as folhas das hastes, sem danificar essa folha e coloque em cima de um substrato. Borrife diariamente para manter a umidade desse substrato e deixe em um local com bastante claridade mas que não pegue nenhuma luz solar direta. Após alguns dias começarão a sair raízes das pontas e com o tempo novos brotinhos.
Outra forma de propagação é a divisão de touceiras, conforme sua planta se desenvolve e vai gerando novas mudas ao seu redor. Quando estiverem bem formadas e com raízes próprias já estarão prontas para serem separadas.
Também funciona através de propagação por estaquia e germinação de sementes.

Resumo

Nome Popular:
Nome Científico: Lenophyllum obtusum
Origem: Nuevo Léon, México
Família: Crassulaceae
Gênero: Lenophyllum
Luminosidade: Sol pleno
Dormência: Não

Visite a loja

Veja Também

Veja Também

Compartilhe