Pleiospilos Nellii Cuidados

Pleiospilos nelii e Pleiospilos nelii var. rubra

A suculenta Pleiospilos nelii pertence a família Aizoaceae e são do gênero Pleiospilos. Elas também podem ser encontradas como uma classe denominada Mesembs, que são pertencentes a essa família. Os Mesembs possuem uma característica em comum entre as espécies, que são suas trocas de folhas anualmente. Algumas espécies dessa classe são os lithops e a Cheiridopsis peculiares.

São suculentas pequenas e que lembram uma pedra partida, como são popularmente conhecidas. Não possuem caule e suas folhas aparecem em pares opostas uma a outra com uma profunda fissura entre elas. São praticamente anãs podendo chegar até 8cm de altura e 10cm de largura.

A sua versão natural possui uma coloração verde clara com pontinhos escuros ao longo do seu corpo. E existe também a sua versão na coloração vinho puxado para o rosa que é uma cultivar da Pleiospilos nelii. Isso significa que na sua versão original houve uma variação natural e que essa variação foi cultivada pelo homem afim de disseminá-la.

Origem

Nativa da África do sul como a grande parte dos Mesembs, são encontradas em Little Karoo. Em seu habitat natural, ocorrem em regiões áridas onde há bastante incidência solar e solos nutricionalmente pobres. Elas se misturam em meio as rochas e ficam camufladas devido ao seu aspecto e sua forma.

Floração

Suas flores são grandes, muito parecidas com as margaridas. Podendo vir com uma coloração amarela alaranjada com o centro branco se for a versão natural. Já a Pleiospilos nelii var. rubro que é a cultivar possui uma flor pink com o centro branco. Essas flores apresentam um perfume muito suave que lembram coco. Diferente dos Lithops, elas podem produzir mais de uma flor de uma só vez.

Geralmente florescem na primavera, mas podem florescer no outono, dependendo das suas condições de cultivo. As suas flores se abrem no meio da tarde e irão fechar junto com o pôr do sol.

Pleiospilos Nellii Cuidados
Pleiospilos nelii e Pleiospilos nelii var. Rubra
Foto: ©Plantopia direitos reservados

Pleiospilos nelii – Dicas de Cultivo

As suculentas classificadas como Mesembs, são vistas entre os cultivadores como plantas mais difíceis de cuidar, devido aos seus cuidados específicos.

Todo ano no período do inverno elas farão a troca do seu par de folhas. Nessa época do ano o crescimento das novas folhas acontecem e surgem no meio da sua divisão. Quando as folhas antigas (exteriores) começarem a murchar, não arranque. Pois a planta a utilizará para sua nutrição.

Luminosidade

Esta é uma suculenta de sol pleno, bem característico do seu habitat natural. Caso queira cultivá-la dentro de casa, poderá utilizar lâmpadas de LED para compor o seu ambiente e suprir a carência de luminosidade.

Rega

No inverno, quando as suas novas folhas começam a se desenvolver, suas regas devem ser restritas, se estiver muito frio, uma vez no mês é o suficiente. Caso contrário poderá regar a cada 20 dias. Coloque água em uma bacia que a altura fique de uns 2 dedos do seu vaso quando colocá-lo e deixe ali por uns 15s apenas para que molhe suas raízes.
No verão, por conta das altas temperaturas a planta entrará em dormência para conservar a água. Nesse período suspenda as regas até ao início do outono quando as temperaturas começam a baixar.
Dessa forma, se você as cultiva fora de casa, preste atenção as chuvas de verão. O ideal é que ela possa ser removida da chuva para evitar o excesso de água desse período o que poderá ocasionar em sua morte.
Quando a temperatura estiver mais amena no outono, iniciamos a rega da mesma forma como fizemos no inverno por imersão porém com uma frequência maior de 1x na semana.

Outro ponto importante que se deve observar em relação as regas, é que se sua planta não perdeu as folhas antigas até o final do verão, quer dizer que você a regou demais.

Plantando um Pleiospilos recém chegado

Se você acabou de receber sua planta enviada sem o substrato, após o seu plantio, você deve regar sua suculenta normalmente independente da época do ano ou do número de folhas que ela tenha. Dessa forma irá estimular o crescimento da raiz e a ajudará na sua climatização. Após a rega, espere o substrato secar completamente para que regue novamente. Após essa segunda rega, siga as instruções de rega de acordo com o período do ano conforme comentamos anteriormente.

Propagação

A sua propagação é feita por sementes. Colhidas das flores que foram polinizadas ou compradas.

Resumo

Nome Popular: Pedra partida
Nome Científico: Pleiospilos nelii e Pleiospilos nelii var. rubra
Origem: África do Sul
Família: Aizoaceae
Gênero: Pleiospilos
Luminosidade: Sol pleno
Dormência: Sim, verão

Visite a loja

Veja Também


Compartilhe